Obras musicais escritas no idioma tonal implicam a definição de uma
tônica. Uma vez definida esta tônica, pode-se dizer qual é a tonalidade da
peça ou trecho musical. Por exemplo, se uma determinada obra utiliza
principalmente as notas contidas na escala de lá bemol maior, definindo
desta e de outras formas que a tônica é a nota lá bemol, então diz-se que a
obra (ou trecho) está na tonalidade de lá bemol maior.
Uma vez que o conjunto de notas contido na escala da tônica será
utilizado prioritariamente em relação às notas que não pertencem à escala,
convencionou-se o uso da armadura de tonalidade. A armadura consiste em
uma coleção de acidentes posicionados no início da pauta (entre a clave e a
fórmula de compasso), e que indica que todas as notas correspondentes na
obra deverão ser alteradas de acordo.
Existe uma ordem específica para a colocação de tais sinais. Esta
ordem provém da ordem em que os acidentes surgem na construção das
escalas maiores. A escala de dó maior não possui nenhum acidente;
portanto, a armadura da tonalidade de dó maior não contém nenhum
sustenido ou bemol. A única escala maior que contém um único sustenido é
sol maior (pois o fá é sustenido); assim, a armadura de sol maior contém um
fá sustenido. O fá sustenido é, então, sempre o primeiro sustenido a ser
escrito em qualquer armadura que contenha sustenidos. A escala maior que
contém dois sustenidos é a de ré maior (além do fá, o dó também é
sustenido), O dó sustenido é, assim, o segundo sustenido da armadura.
A ordem de colocação dos sustenidos na armadura é, portanto:
Fá – Dó – Sol – Ré – Lá – Mi – Si
Da mesma forma, a primeira escala maior que contém um único
bemol é fá maior (o si é bemol). Assim, sua armadura contém um si bemol.
A escala maior que contém dois bemóis é si bemol maior (o si e o mi são
bemóis). A ordem dos bemóis nas armaduras é a ordem reversa dos
sustenidos:
Si – Mi – Lá – Ré – Sol – Dó - Fá
O macete para reconhecer uma tonalidade de modo maior através de
uma armadura com sustenidos é: o último sustenido da armadura é sempre
a sensível da tonalidade. O macete para reconhecer uma tonalidade maior
através de uma armadura com bemóis é: o último bemol da armadura é
sempre a subdominante da tonalidade e o penúltimo é a tônica.
O quadro na próxima página demonstra o ciclo de quintas, e as
armaduras de todas as tonalidades maiores.
As armaduras de tonalidades do modo menor se comportam de
maneira similar. O importante, neste caso, é conhecer os acidentes contidos
na forma natural da escala. As alterações no sexto e/ou sétimo graus que se
encontram nas formas melódica e harmônica das escalas menores não
devem ser assinaladas na armadura.
As armaduras das escalas relativas são sempre idênticas. Ou seja, se a tonalidade de mi maior tem quatro sustenidos (fá, dó, sol e ré), então a armadura de sua relativa menor (dó sustenido menor) tem os mesmos quatro sustenidos.
Isto significa que ao ler uma partitura, não é suficiente olhar para a armadura para conhecer a tonalidade da música, pois não sabemos se a música está na tonalidade maior representada pela armadura ou na sua relativa menor. Neste caso, é útil observar como se comportam as notas que seriam o sexto e sétimo graus da relativa menor. Se estas notas estão alteradas logo no início da peça, isto em geral indica que se trata da relativa menor.
O mesmo ciclo de quintas da página anterior pode ser construído para representar as tonalidades menores, bastando substituir os nomes das tonalidades por suas relativas menores.
As armaduras das escalas relativas são sempre idênticas. Ou seja, se a tonalidade de mi maior tem quatro sustenidos (fá, dó, sol e ré), então a armadura de sua relativa menor (dó sustenido menor) tem os mesmos quatro sustenidos.
Isto significa que ao ler uma partitura, não é suficiente olhar para a armadura para conhecer a tonalidade da música, pois não sabemos se a música está na tonalidade maior representada pela armadura ou na sua relativa menor. Neste caso, é útil observar como se comportam as notas que seriam o sexto e sétimo graus da relativa menor. Se estas notas estão alteradas logo no início da peça, isto em geral indica que se trata da relativa menor.
O mesmo ciclo de quintas da página anterior pode ser construído para representar as tonalidades menores, bastando substituir os nomes das tonalidades por suas relativas menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário