As figuras rítmicas indicam a duração proporcional dos sons e
silêncios. O exemplo abaixo mostra as seis figuras mais utilizadas e suas
respectivas proporções. A relação entre cada figura consecutiva é de dobro
ou metade da duração, sendo que cada figura possui a metade da duração
da figura representada acima dela.
No caso deste exemplo, a soma das duração das figuras em cada
linha é idêntica, pois uma semibreve equivale a duas mínimas, cada uma
delas durando o mesmo que duas semínimas, de modo que uma semibreve
dura o mesmo que quatro semínimas e assim por diante. A tabela na página
seguinte demonstra quais são as figuras de pausas (duração do silêncio)
equivalentes a cada figura rítmica.
Tradicionalmente, a música é medida através de intervalos regulares
de tempo (pulsos) que são agrupados em ciclos de mesma duração. Estes
grupos se chamam compassos, e os pulsos são chamados de tempos.
Colocamos no início da pauta uma fração para indicar quantos
tempos formam cada compasso, e para indicar qual figura rítmica
representa um tempo. Esta fração é chamada de fórmula de compasso. O
denominador da fração demonstra qual figura equivale a um tempo,
enquanto o numerador indica a quantidade de tempos por compasso. A
tabela abaixo demonstra qual é o denominador equivalente a cada figura
rítmica.
O denominador, na verdade, representa a fração da semibreve
equivalente à figura do tempo. Desta forma, um compasso de numerador 2
e denominador 4 contém dois tempos por compasso e cada semínima
equivale a um tempo (diz-se então que neste caso a semínima é a unidade
de tempo), como por exemplo:
Neste exemplo, vemos que as duas primeiras notas (dó e sol) sendo
semínimas, ocupam inteiramente o primeiro compasso. Uma barra de
compasso é colocada para indicar o fim do mesmo. Todos os compassos
neste caso precisam conter dois tempos, mas isso não significa
necessariamente duas semínimas. Por exemplo, o segundo compasso
contém duas colcheias (durando meio tempo cada) e uma semínima,
completando dois tempos. Da mesma forma o terceiro compasso é
composto por uma semínima e uma pausa de semínima e o quarto
compasso é composto por uma única mínima que dura os dois tempos.
Eis um exemplo de compasso 3/2:
Neste caso, a mínima é a unidade de tempo (denominador 2), e cada
compasso contém 3 tempos (numerador 3), que podem ser compostos por
combinações de figuras de valores diferentes, como a semibreve (dois
tempos), a semínima (meio tempo) ou a colcheia (quarto de tempo).
A fórmula de compasso 4/4 pode ser abreviada com o símbolo “C”,
enquanto o compasso 2/2 (também chamado de “alla breve”) pode ser
indicado por “₵”.
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Fonte:
Teoria elementar da musica.
Teoria e percepção musical (Gusmão; Paulo, 2012)
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